5.10.09

Mãe de Isabella quer doar possível indenização sobre livro para caridade

Segundo advogada Cristina Christo, ela não gostou de livro sobre a filha.
Justiça já determinou recolhimento do material e deve arbitrar valor.
 
Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella, pretende doar o dinheiro de uma possível indenização que venha a receber pela ação por danos morais que move contra o autor que escreveu e a editora que publicou um livro não autorizado sobre sua filha para uma instituição de caridade.
 
"A instituição ainda não foi escolhida", afirmou nesta segunda-feira (5) a advogada de Ana Carolina, Cristina Christo.


Uma liminar dada pelo juiz Edmundo Lellis Filho, na semana passada, garantiu o recolhimento e a suspensão da venda do livro "Isabella". Cerca de 10 mil cópias foram publicadas. A sentença final sobre o processo deve ocorrer em 2010, quando o juiz poderá arbitrar também um valor para uma indenização.



Procurado, Papandreu disse no domingo (4) que pretende recorrer da decisão. Por enquanto, o livro que trata da morte da menina Isabella Nardoni como um acidente doméstico não pode mais ser vendido, sob a pena de multa. O valor não foi divulgado.



Valores


De acordo com a advogada Cristina Christo, o valor da indenização pela ação por danos contra o livro só será estipulado na sentença, que sairá provavelmente em 2010. Ela nega ter sugerido algum valor.

"Pelos trâmites normais, o escritor e a editora que o imprimiu terão de ser comunicados oficialmente da decisão e apresentarem defesa em 15 dias. Depois, eu terei mais dez dias para responder. Aí, eles terão de vir a São Paulo para uma audiência. A sentença final do juiz só sairá no próximo ano. Aí, ele vai definir um valor para indenização", disse a advogada.


Alguns veículos de comunicação chegaram a divulgar que o valor da indenização seria de R$ 500 mil. O G1 apurou, no entanto, que não há valor de indenização sugerido pela defesa. O que há na ação é o valor do processo, para cobrir honorários, por exemplo, que é de cerca de R$ 200 mil.



Recurso


Procurado no domingo para comentar a decisão da Justiça de recolher seu livro, Papandreu informou que pretende recorrer. "Acho que estão ferindo meu direito de liberdade de expressão. Vou recorrer, claro", disse ele, neste domingo.
 
 
O médico de Santa Maria (RS) afirmou ter recebido com "surpresa" a notícia. "Fiquei sabendo no sábado. Quero ver o que vão fazer com os livros agora. Não consigo imaginar por que fizeram isso. Estou incrédulo porque não caluniei, não menti e não injuriei".
 
*Segundo ele, em São Paulo, havia 3 mil exemplares de "Isabella". Papandreu ressaltou que, até a tarde do domingo, não havia sido informado oficialmente sobre a sentença do juiz. "Eu soube por uma conhecida que pegaria os livros em um hotel de São Paulo para doação. Disseram a ela que a Justiça mandou recolher".

Publicado em junho deste ano no Rio Grande do Sul, "Isabella" poderia ganhar também uma versão nacional com o título "Caso Isabella: verdade nova", conforme disse Papandreu no dia 15.

http://g1.globo.com/Sites/Especiais/Noticias/0,,MUL1329835-15528,00-MAE+DE+ISABELLA+QUER+DOAR+POSSIVEL+INDENIZACAO+SOBRE+LIVRO+PARA+CARIDADE.html

3 comentários:

  1. Naum esperava atitude diferente...
    Naum mesmo...

    ResponderExcluir
  2. Forma mais humilde de ainda se acreditar na Justiça desse País. Parabéns Ana Oliveira!

    ResponderExcluir
  3. Esta fé que esta moça tem demonstrado é emocionante mesmo. Que querida, Ana Oliveira.

    ResponderExcluir