23.3.10

Depoimento Dr Paulo Sergio Tieppo

Depoimento Dr Paulo Sergio Tieppo Alves

No instante inicial ele percebeu os sinais de asfixia mecânica que não eram coincidentes com a informaçao que constava na requisição da autoridade policial, que descreviam morte por queda de sexta andar.

O juiz questionou sobre os sinais externos de asfixia que ele percebeu e ele disse que foi a congestão da face, cianose e protusão da língua. A posteriore pelas fotos da necropsia, outras lesões foram percebidas .

Sinais internos: havia um conjunto de lesões decorrentes de traumas da queda e da asfixia.

Asfixia: sangue na musculatura do pescoço, atrás e ao lado em pontos típicos da asfixia ( lado direito) que são sinais específicos da esganadura.

Mais sinais de asfixia : Petéquias no pulmão e coração, sangue escuro fluído, vômito nas narinas e na camisa de Isabella.

Pelo exame histopatológico foi descoberto também vômito no pulmão.

O legista esclareceu que todos possuimos um nervo vago e um dos efeitos da compressão desse nervo é o vômito .

Lesôes compatíveis com a queda:

Externa somente escoriações

Internas: lesões decorrentes da desaceleração , do impacto dos orgãos contra os ossos, infiltrados hemorrágicos , sangue entre musculos .

Lesões de contra golpes nos pulmões

Sangue nos tecidos da caixa toráxica

Contusões no fígado , estomago .

Havia outro conjunto de lesões que não se encaixavam nos outros:

Testa , boca , punhos, equimoses na palma da mão, escoriações punho na parte da frente , fratura do rádio ( fratura impactada ), osso encavala para dentro do braço, fratura de osso da bacia ( fratura linear incompleta), períneo com equimose e esgarçamento e equimose nas nádegas.

Nenhuma dessas lesões eram compatíveis com asfixia ou a queda do sexto andar, concluiram em conjunto os três peritos que ela teve uma queda sentada também. Lesão típica de queda da própria altura.

O juiz questionou se essa conclusão é dele? O legista respondeu que não , que está descrito em vasta literatura nacional e internacional.

Referente a fratura da bacia, após estudo e conferência com outros profissionais, chegou-se a conclusão que a mesma não era condizente com a queda do sexto andar nem com queda da própria altura, pois a fratura era linear incompleta revelando que alguém a teria projetado contra o chão.

Lesões da queda foram poucas e pouco exuberantes porque ocorreram no período perimortal , isso indica que ela já tinha os parametros vitais comprometidos.

Lesões do impacto do sexto andar foram as últimas provocadas, da asfixia e queda sentada são vitais ( ou seja com completo funcionamento dos orgãos vitais ) e precederam as outras e foram causas do comprometimento de funções vitais.

Concluindo que houve a queda no apartamento , em seguida a asfixia e a queda do sexto andar.

A lesão na testa não era decorrente de nenhuma das 3 ações acima e na cavidade bucal também não , descompressão da boca .

Questionado pelo juiz sobre a causa mortis o legista afirma asfixia e politraumatismo.

O legista atesta que certidões de óbitos com causa morte indeterminada são emitidas quando as causas ainda não podem ser determinadas ao tempo da necropsia. Foram colhidas amostras que ainda necessitam ser determinadas e que isso é uma prática corriqueira do IML .

O promotor questiona se os exames complementares são os descritos em folhas 633, ele confirma que sim que são os exames de histologia, sexologia, toxicologia , radiologia e patologia.

Que as amostras estão disponíveis desde a confecção dos exames.

O promotor apresenta 11 livros ao legista e questiona sobre os sinais de asfixia e se haviam os mesmos em Isabella , sendo todos os sinais confirmados pelo legista.

Foi apresentado uma foto dos pulmões da Isabella aos jurados para demonstrar o que eram as petéquias.

(nesse momento a avó de Isabella, Dona Rosa saiu da sala)

Foram apresentados fotos antes e pos morte para demonstrar como foi feita a reconstruçao da arcada dentária que serviu para apurar como foram feitas as lesões no interior bucal.

O legista ainda frisou que conversou com a médica de plantão naquela noite e que ela informou que as manobras de ressucitação feitas em Isabella foram externas, não podendo ocasionar tais lesões na boca.

O legista por fim esclarece que a esganadura só ocasionaria fratura no osso hioide nos individuos adultos, pois so calcifica dos 25 aos 30 anos. Em crianças esta fratura é muito rara.

29 comentários:

  1. Aí pessoal ñ conseguir ler nem até a metade..é uma barbaridade tudo isso...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela ótima cobertura e informações concretas que está dando a nós,populares,que não podemos assistir ao julgamento.
    Que a justiça seja feita, e que o anjinho olhe por nós.

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana,
    Estou escrevendo uma matéria sobre a cobertura e manifestações na internet sobre o caso Isabella.

    Queria conversar com você sobre a criação do blog, do Twitter e suas expectativas com essa iniciativa.

    Contato: pamela.nunes@diariosp.com.br

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. meu Deuss issso não é um Paii q Deus me perdoee mas isso é o capetaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  5. é muita maldade! é crueldade pura o que fizeram com essa criança. Luciana

    ResponderExcluir
  6. Que horrorrr!! Como sofreu essa criança!!! E pensar que o pai está sendo acusado de tais brutalidades... Cadê o amor, gente?? Um monstro não pode ficar a solta!!! Tô passada!!!

    ResponderExcluir
  7. Quanto mais leio a respeito desse caso, mais revolta eu sinto. Como alguem pode fazer tamanho mal a uma criança?
    Quando a imprensa mostra as fotos da Isabella com a mãe, me dá um aperto no coração, uma tristeza sem fim, fico olhando para meu filho de 5 anos e pensando na dor da Ana Carolina.
    E agora sabendo dos detalhes, do sofrimento e de toda a dor e desespero que essa criança passou, me sinto impotente, não me conformo.

    ResponderExcluir
  8. Um abusrdo...chega a ser cruel. Se não estivesse sendo tão divulgado eu juro que imaginaria ser uma historia de ficção macabra!

    Até onde um ser humano, isso sem julgar o mérito da paternidade, pôde realizar tais brutalidades com uma criança, feliz e inocente!!!

    Nem animais, ditos irracionais, promovem tal ação de terror e covardia!

    Não sei se nossas leis humanas teriam pena que realmente punicem esse casal. Que sejam, 10, 20, 40 ou 100 anos, só ficaríamos aliviados se esses indivíduos recebessem a pena de morte na cadeira elétrica.

    Uma coisa estou certa, que pela calma e tranquilidade dos assassinos, qualquer pena dada será a esperada. Pra quem tem culpa, o que vier é lucro. A quase 2 anos presos, já estão devidamente ambientados e acostumados com toda rotina de um presidiário.

    Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  9. nada mais justo pra esses dois demônios(alexandre e ana} que a cadeira. já que no brasil ñ tem pena de morte.pq se tivesse dava pra colocar os dois no último andar do édifício LONDON e cada um de nós dava um empurrãozinho básicos nos dois e aí a gente falava"salve se puder" pra eles.
    ops!!!ñ eskecendo de dar uma esganada antes neles a gente ia se sentir um pouko menos aliviados.

    é isso aÍ. CADEIA PARA ESSES MONSTROS!

    ResponderExcluir
  10. ESSES DOIS(ALEXANDRE E ANA)SÃO DOIS DEMÔNIOS.

    ResponderExcluir
  11. Falta muito pouco para a justiça ser feita para esses dois monstros

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela cobertura de vcs... que a justiça seja feita! mas muito bem feita!!!!!

    ResponderExcluir
  13. Excelente toda essa cobertura do Juri de Isabella. Nós que estamos de longe, estamos torcendo para que a justiça seja feita e que esses monstros sejam enfim condenados.

    ResponderExcluir
  14. Apesar do bombardeio de notícias nas TVs, ler por aqui dá uma sensação de proximidade.
    Parabéns pela cobertura.
    Ninguem me tira da cabeça que foram eles mesmo, ainda mais lendo tudo isso. É revoltante!
    Renata Mafra

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela cobertura! Super esclarecedora!

    ResponderExcluir
  16. Essas criaturas são bestiais! Acompanho o caso desde que essa barbaridade aconteceu. Não há dúvidas de que foram eles que cometeram essa atrocidade. Desde o início eles não conseguem disfarçar a frieza e a dissimulação típicas de assassinos. No julgamento, permanecem frios e alheios, como se o fato tivesse acontecido com alguém muito distante (e nem assim, a meu ver, se explicaria a frieza). Eles jogam com a dúvida. Querem apenas semear a dúvida para se beneficiarem dela. Acredito ser impossível que os jurados se deixem levar por argumentos pífios da defesa que não prova a inocência deles, apenas joga com a dúvida.
    É nojenta, a decisão do advogado de defesa, afastar a mãe do julgamento, embora saibamos que isso é factível. Mas tenho a certeza de que este também será um fato que deporá contra os assassinos pois, se eles fossem inocentes, não deveriam temer que a presença da Carol pudesse sensibilizar os jurados.
    Quem é inocente, reconhece-se pelos olhos, pela alma, pela essência, pela humanidade que transborda, pela sensibilidade e essas criaturas bestiais são desprovidas de tudo isso.
    Deus é Pai e a justiça vai ser feita, aqui na Terra e lá no Céu, diante do Pai Maior.
    Que Deus, em Sua infinita bondade, dê alento aos corações da família da pequena Isabella.

    ResponderExcluir
  17. Deus, ainda algm tem dúvidas de q eles são realmente culpados? Q a justiça seja feita e q as leis sejam mais brandas e não permita q nenhum monstro como esses fiqe fora da cadeia.

    ResponderExcluir
  18. Que as provas e os fatos norteiem os jurado à condução da justiça em nome da pequena Isabella!!!

    ResponderExcluir
  19. Como pode uma pessoa fazer isso tudo com uma criança?
    Pior ainda.... o prórpio pai...
    Estou sem palavras.

    Parabéns pela cobertura!!

    ResponderExcluir
  20. Espero q a justiça seja realmente feita !! Isso foi uma crueldade ! Uma criança !! Do que ela tinha culpa ?? O proprio pai ! Onde vamos parar!!

    ResponderExcluir
  21. Pena que aqui no Brasil não exista perpetua, pois era isso que eles mereciam, principalmente um pai desalmado igual esse...
    Merece apodrecer na cadeia...
    Espero de coração que a justiça seja feita..

    ResponderExcluir
  22. Não que eu defenda o Pai, mas, nao entra na minha cabeça que um pai seja capaz de fazer isso a um filho... Mas, se eu 'não quero acredtar' é porque vejo, que é a verdade. Sou estudante de direito e não consegui assistir ao julgamento, já tentei ir na segunda e na terça, mas como estudo de manhã e sou bolsista, não pude tentar novamente hoje, de modo que a cobertura desse blog tem sido de grande valia para acopahar com detalhes o que tem ocorrido na sala do julgamento.
    Quanta cueldade! Um pai mata, encobre o crime, nega o mesmo e ainda submete toda uma população e a ex-mulher a essa situação constrangedora e sofrível, mas não assume logo sua culpa! Deus tem dado muita força a Mãe da estrelinha, mas o diabo tbm tem dado muita cara-de-pau ao pai de Isa. Nardoni mereceria pena de morte! E se (acho meio impossível) ele for absolvido, o povo fará da existência um inferno! Talvez cadeia seja um final feliz para ele, se ele ficasse solto, as pessoas saberiam muito bem como punir um desgraçado desses! Se ao menos ele fosse para um cadeia comum, os demais presos nao deixariam barato o que ele fez! Queria o nardoni solto, mas sem poder ir para outro lugar, para poder retribuir minuciosamente o que ele fez a sua filha, Nossa Eterna Estrtelinha.

    ResponderExcluir
  23. OLÁ QUERIDA AMIGA MEU NOME É CLÁUDIO ROBERTO DOS SANTOS QUE O SENHOR DEUS TE CONSOLE NESTE MOMENTO TÃO DIFICÍL, ESTOU ORANDO POR VOÇÊ PARA QUE O SENHOR DEUS TE FORTALEÇA,EU SEI O QUANTO É DIFICÍL PERDER UM ENTE QUERIDO,E MUITO MAIS COMPRICADO É PERDER DESTA FORMA TÃO BRUTAL E DEMONÍACA.MAS TENHA CERTEZA A BÍBLIA TEM UMA ESPERANÇA PARA AQUELES QUE CRÊ EM JESUS EM BREVE ELE VAI VOLTAR A ESTÁ TERRA PARA BUSCAR SEUS FILHOS,E A ISSABELA,JESUS VAI TRAZER DE VOLTA VIDA. E VAI COLOCAR EM SEUS BRAÇOS. VEJA O QUE DIZ O TEXTO DE APOCALIPSE:
    21:04-Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.POR FAVOR ASSECE ESSE SITE: WWW.ESPERANCA.COM.BR
    MEU E-MAIL PAARA CONTATO É:
    CLAUDIO.OBREIRO@BOL.COM.BR
    OBREIRO3@HOTMAIL.COM
    MEU BLOG É:
    CLAUDIO.OBREIRO.ZIP.NET
    FILHOSDOREI-CLAUDIO.ZP.NET
    MEU ORKUT É:
    CLAU.OBREIRO3@HOTMAIL.COM
    MEU MSN É:
    OBREIRO3@HOTMAIL.COM
    QUE O SENHOR DEUS FAÇA JUSTIÇA E COM CERTEZA ELE FARÁ QUE DEUS TE PROTEJA UM FORET ABRAÇO

    ResponderExcluir
  24. MORTE AO CASAL NARDONI,ASSASSINOS,MORRAM,MORRAM,MORRAM..O POVO DEVERIA ERA ARRANCAR A CABEÇAS DELES,EU SERIA A PRIMEIRA,TENHO ODIO DELES..ASSASSINOS MALDITOSSS...E ESSE VELHO NARDONI É OUTRO QUE DEVERIA IR PARA OS QUINTOS DOS INFERNOS...
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS.
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS

    ResponderExcluir
  25. ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS

    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS

    ODEIOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO ELES...
    PQ FIZERAM ISSO COM A ISABELLA..PQ?
    PQ?
    PQ?
    PQ?
    PQ?
    ASSASSINOS
    ASSASSINOS
    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS

    ALEXANDRE NARDONI E ANA CAROLINA JATOBA SÃO ASSASSINOS MALDITOS

    ResponderExcluir
  26. e ainda existe mais duas criancas inocentes geradas por esses monstros

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Estamos em AFRÂNIO-PE esperando a pena maxima a esses dois assassinos cara de paus, que foi capaz de fazer isso com uma criança sem defesa.
    Isso é o resultado de filhinhos de papai que não tem responsabilidade com nada. "PARA O CASAL NARDONI FILA DA P...PENA DE MORTE.
    Pena de morte é pouco para eles.

    ACESSEM: www.blogafranioemdestaque.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Resumo do depoimento bastante adequado. De todos dos quais tive oportunidade de tomar conhecimento, este foi o mais preciso. Parabéns.
    Paulo.

    ResponderExcluir