20.8.10

Nossos registros sobre o lançamento do livro.

Mais uma vez nos reencontramos. Desta vez foi para o lançamento do livro "A Prova é a Testemunha", de Ilana Casoy, que conta como foram os cinco dias de julgamento do casal Nardoni.

Ilana é a maior especialista do país no estudo de mentes criminosas. Dentre os livros que já lançou sobre o assunto destacamos Serial Killers Made in Brasil e O Quinto Mandamento, sobre o caso Suzane Richthofen.

Ilana acompanhou todos os dias de julgamento, sempre ao nosso lado no Plenário. Concentrada, a todo momento fazia anotações das reações das pessoas presentes: réus, jurados, público. Usou também as transcrições dos depoimentos que constam no processo, fazendo do livro um instrumento fiel à tudo que ali se passou. O resultado é impressionante. Mesclando as informações contidas no processo com suas impressões pessoais, ela consegue nos levar para dentro do plenário, como se o leitor lá estivesse.

A livraria onde foi feito o lançamento estava lotada. Celebridades e anônimos se apertando numa fila que nunca diminuia, aguardavam para terem seu exemplar autografado. Detalhe interessante, no autógrafo, Ilana escrevia: Agora você é o jurado! Muito inteligente a frase. Com todas as informações ali expostas, o leitor poderá, de forma definitiva, entender o que levou à condenação do casal.

Para nós, criadoras do Blog, além da felicidade de estar ali e poder compartilhar este momento, foi uma satisfação rever todos os personagens do Julgamento. Até os guardas que faziam a segurança do Plenário compareceram. Conversamos com todos os peritos, agendamos mais algumas entrevistas para o blog. Foi com muito orgulho e gratidão que constatamos que nosso Blog e nossos nomes foram incluídos nos agradecimentos da escritora.

Um momento de profunda emoção foi poder rever Dona Rosa, avó de Isabella, que foi representando a família Oliveira. Sempre simpática, atenciosa, ela estava emocionada. Apesar da tragédia, a família sempre teve o povo brasileiro a seu lado. Em todos os momentos sentiram a solidariedade das pessoas que até hoje os para nas ruas para oferecer uma palavra de carinho, um abraço terno. A sensação que temos é que as pessoas, com este abraço sentido, se oferecem para dividir, nem que seja um milésimo, a dor que a falta de Isabella sempre trará aos corações de seus familiares.

Me emociono com o carinho que pessoas como Glória Perez, Dr Francisco Cembranelli e sua esposa, Dra Daniella, tratam Vovó Rosa. Olho em minha volta e não vejo fotos de Isabella. Ilana, sabiamente, optou por não utilizar o nome e a imagem da criança. Mas Isabella paira no ar. Tudo e todos, na verdade, estão ali por ela. A cada um de nós, ela tocou de uma maneira. Mas jamais passou despercebida. Fecho meus olhos por uns segundo e vejo a imagem de Isa sorrindo. Menina cheia de luz, definiu bem a escritora Ilana. Menina cheia de luz.


Algumas das criadoras do blog com Ilana Casoy, Glória Perez e Vovó Rosa


Nós com os peritos Dona Rosa, Dra Rosangela, Dra Monica e Dr Tieppo, médico-legista.


Nós com o Dr Podval, advogado de defesa que esteve lá prestigiando o lançamento.


Dr. Cembranelli, Ilana Casoy, Dra Daniella Cembranelli, Glória Perez e Dona Rosa.


2 comentários:

  1. Parabéns meninas..muito lindo o texto de vocês..me emocionei.Vocês disseram tudo.Que Deus abençoe sempre a todas vocês!

    bjs

    By:Rê

    ResponderExcluir
  2. Tenho acompanhado o blog desde pouco antes do júri e achei o trabalho de vocês magnífico.
    A humaninade com que vcs tratam o assunto é emocionante!
    Parabéns!

    ResponderExcluir