4.5.10

Entrevista exclusiva com o Promotor Cembranelli.


"O blog Caso Isabella Oliveira Nardoni tem o orgulho de apresentar a todos que nos acompanham na cobertura do Caso Isabella uma entrevista exclusiva com o Promotor Cembranelli.

O Promotor é ,como ele faz questão de frisar, apenas um profissional que cumpriu seu papel da melhor forma possível, mas no inconsciente coletivo da nação brasileira tomou forma de heroi, não por ter superpoderes, mas pela atitude destemida de fazer a Justiça prevalecer.

Nesta entrevista ele nos mostra além do excelente profissional que é , também o lado mais humano que se dedica a cada caso com extrema competência mas também se comove com o sofrimento da família das vítimas e nos abre uma frestinha de seus gostos pessoais como música e outros .

O promotor Cembranelli é um homem convicto quando se trata de trabalho, e foi essa convicção que conquistou e fez uma nação inteira renovar suas esperanças na JUSTIÇA.

Ao Promotor toda nossa admiração , pelo seu trabalho e pela atitude honrada de se manter próximo a sociedade a quem presta conta de seu trabalho que é promover Justiça.

A entrevista foi feita via e-mail e o Promotor mesmo atarefado não se furtou a responder todas as perguntas que foram elaboradas em conjunto por todas as meninas do Blog. , a seguir a entrevista":

Blog- O senhor acha que a repercussão do caso Isabella e o resultado satisfatório no sentido de dar uma resposta à sociedade pode ser transformador e ter fortalecido a confiança da população na JUSTIÇA? Ou foi um fenômeno isolado a indignação da população diante desse caso específico?


Cembranelli - Sou otimista e acredito que um caso como o de Isabella sempre contribui para que a confiança na justiça aumente. Não há duvida de que muito ainda precisa ser feito e temos grandes problemas que precisam ser resolvidos. Mas a sociedade, ainda indignada com os maus exemplos que vê a todo momento, felizmente, ainda cultiva a esperança de que vai ter um justiça forte e voltada mais para o bem estar social.

Blog - O senhor não gosta muito de ser chamado de heroi, mas será que o caso Isabella teria o mesmo desfecho caso o promotor fosse outro? Mesmo com o trabalho primoroso da perícia?

Cembranelli - Em todas as carreiras existem bons e maus profissionais. Normal! Desde o início da minha vida no júri, tenho trabalhado duro para estar num patamar elevado profissionalmente. Se consegui, pode ter certeza de que nada foi por acaso. Se outro Promotor alcançaria o mesmo resultado? Fica muito difícil responder, até pelo fato de cada um ter sua forma de trabalho. O sucesso é conquistado com talento, dedicação extrema, bom senso, sensibilidade, respeito, confiança, experiência, um pouco de sorte e muito, mas muito amor pelo que faz.

Blog- Houve recentemente o caso de uma procuradora de justiça que adotou uma criança de dois anos submetendo-a a toda espécie de violência física na frente de empregados e vizinhos, quando descoberta ao ser perguntada do que achava e que poderia ser processada pelos seus atos, ironizou dizendo que "podiam vir 20 (processos), azar!" . Até que ponto todos temos os mesmos direitos e deveres diante da justiça. Ela funciona sempre?


Cembranelli - Nem importa se é Procuradora ou não. O que sempre digo é que a lei existe e deve ser respeitada por todos nós, sem exceção alguma. Se houver infringência ao que prescreve a lei, que o infrator pague pelo que fez. Não se pode construir uma sociedade civilizada se alguns, mais poderosos, gozam de benefícios e as cadeias estejam reservadas apenas para os mais fracos e oprimidos. Ninguém está acima de lei e devemos lutar efetivamente para que isso seja cumprido.


Blog- O senhor trata a todos com muita cordialidade e simpatia, é uma pessoa muito humana no sentido de tratar bem ao próximo seja quem for. Esse tratamento foi confundido injustamente por alguns quando disseram que o senhor gosta de holofotes . Essa empatia com o ser humano é um traço da sua personalidade , convicção religiosa, pessoal ?


Cembranelli - Não gosto de holofotes como alguns desavisados costumam apregoar. Nunca procurei a imprensa para agendar entrevistas. Costumo atender a todos os que me procuram porque entendo a relevância do trabalho que fazem na divulgação dos fatos. Nunca pedi que os fatos do caso Isabella fossem divulgados. E atender a todos "com cordialidade e simpatia" deveria ser característica do ser humano de modo geral e não privilêgio de alguns.


Blog -O senhor já atuou como promotor em outros casos envolvendo violencia contra crianças? Poderia destacar algum destes casos?

Cembranelli -Inúmeros. É uma situação muito mais comum do que todos imaginam. E mais de 90% dos casos, até mesmo em países mais desenvolvidos, os responsáveis pela violência são pessoas da própria família (pais, mães, tios, padrastos, etc). Tenho um processo comigo, recentemente instaurado, de um pai que matou o filho, esganando-o, apenas porque ficou irritado com o choro contínuo do bebê durante à noite. Incrível, mas é verdade mesmo!

Blog -Durante sua carreira, quais os crimes que mais o marcaram e porque?

Cembranelli -Quando era Promotor do Júri de uma cidade do interior, houve um julgamento que fiz de um rapaz que, sob efeito de drogas, mandou 6 adolescentes (entre 10 e 14 anos) se deitarem no chão de uma rua. Após, deu um tiro na cabeça de cada um. Foi difícil lidar com o sofrimento dos pais daquelas crianças. Já acompanhei a perícia em locais de crimes e também é chocante quando uma mãe chega e fica desesperada ao encontrar o filho assassinado. A morte, ainda que tratada profissionalmente por quem é do Júri, sempre traz uma carga emocional fortemente negativa. Precisa realmente gostar do que faz para sobreviver tanto tempo lidando com homicídios.

Blog -Com a experiencia de cerca de 1000 júris poderia nos dizer se é frequente a negativa de autoria ser adotada como tese de defesa, mesmo em casos com forte conjunto probatório ?

Cembranelli -Sim, é a tese mais procurada pelos acusados. Quando assumem, alegam legítima defesa, ou seja, sob a ótica dos réus, eles são sempre inocentes. O Promotor está constantemente errado ao pedir suas condenações. Normal, afinal os réus não prestam compromisso de dizer a verdade, podendo até ficar em silêncio.

Blog-Em determinados momentos sentíamos que o Sr tinha muito carinho por Isabella, insclusive o senhor se referia a ela por "pequena Isabella"Foi impressão nossa, ou existia esse sentimento?

Cembranelli -A atuação no caso Isabella sempre me levou a respeitar os sentimentos daqueles que efetivamente a amavam. O sofrimento de todos foi grande e era minha obrigação ter carinho não só pela vítima como por sua mãe. O fato de ser o Promotor do caso não me desobrigava de ter consideração, até porque, antes de ser Promotor, sou pai e um ser humano como outro qualquer.


Blog- Houve uma primeira denúncia do MP pedindo a prisão preventiva do casal, que não foi feita pelo Sr ? Foi considerando essa denúncia que o casal Nardoni conseguiu o ÚNICO Habeas Corpus ?

Cembranelli - Não houve uma "primeira denúncia". Houve sim uma manifestação do Promotor de plantão no dia sobre o pedido de prisão temporária feito pela Dra. Renata Pontes. O juiz acolheu o pedido que acabou, posteriormente, sendo cassado por meio de uma liminar pedida em um HC. Eu não estava no forum no dia em que o IP foi distribuído por estar estudando um júri que teria no dia seguinte.

Blog- Durante o julgamento Alexandre Nardoni tentou desviar a atenção sobre a culpa dele lançando uma calúnia onde diz que o Sr assistiu quando ele foi pressionado a confessar e aceitar um acordo. O senhor assistiu os primeiros depoimentos dos acusados?Isso procede?
Cembranelli - Estive presente nos depoimentos prestados pelos acusados quando eles foram interrogados pela Delegada de Polícia. Sempre fui o único Promotor do caso Isabella desde o início, salvo quando da manifestação sobre a prisão temporária acima relatada. O que disse o acusado no julgamento foi uma autêntica "canalhice", como disse para ele próprio em plenário, pois isso nunca aconteceu. Não houve nenhuma pressão por ocasião dos interrogatórios policiais, pois os advogados estavam o tempo todo ao meu lado e jamais permitiriam que isso acontecesse.

Blog- Todos sabem que o senhor gosta de Billy Holiday , o senhor escuta outro tipo de música mais popular? Qual?

Cembranelli - Adoro Billy Holiday e devo ter uns 20 cds dela. Mas gosto também de música popular brasileira e alguns grupos como U2, Oasis e outros. Como gosto de correr, tenho umas 500 músicas eletrônicas no Ipod, pois acho que elas motivam. Só não gosto muito de pagode e música sertaneja.

Blog- Se não fosse promotor público o que gostaria de ser?

Cembranelli - Quase fiz faculdade de Oceanografia. Gostava do mar, dos animais e achava que poderia ser um bom profissional na área. Hoje, se tivesse e pudesse escolher outra profissão, como num passe de mágica, talvez escolhesse ser um violinista competente. Sempre que posso, durante os intervalos dos julgamentos, ouço um pouco de música clássica interpretada por grandes violinistas. Faz muito bem para o espírito.

Blog- Tem algo que o senhor ainda não disse e que acha importante dizer às pessoas, mídia ou população em geral?

Cembranelli - Promotor: Gosto muito de ter meu trabalho reconhecido pelas pessoas de modo geral. Afinal, sempre trabalhei duro para produzir o melhor, respeitando minha consciência e a lei. Mas, sinceramente, nunca precisei de fama para me motivar. E esta fama que veio com o caso Isabella teve um preço muito, mas muito alto que nunca nenhum de nós jamais consideraria pagar. Existem tantos que pensam que estou deslumbrado com isso. Coitados! Não me conhecem para me criticar. Tenho uma vida dedicada ao júri, que ainda não terminou, me preocupando apenas e tão somente em cumprir a missão que, constitucionalmente, cabe a um Promotor de Justiça da melhor maneira possível.

17 comentários:

  1. Patricia Maia Eça Santos04 maio, 2010 15:21

    Fã incondicional do trabalho e da pessoa do Promotor Cembranelli, Parabéns pelo seu exímio trabalho e sua competência magistral, tenho orgulho de ser brasileira quando colocamos homens como você para ser exemplo. Tenho um carinho, respeito e uma admiração profundo por você. Um abraço da sua fã e admiradora.

    ResponderExcluir
  2. Um verdadeiro gentleman!
    Que exemplo de profissional!
    Orgulho para todos nós profissionais do Direito!

    ResponderExcluir
  3. Poliana Alencar04 maio, 2010 15:37

    Brilhante!!!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional !
    Parabéns a todos que colaboraram com o desenvolvimento do blog e divulgação do mesmo que esteve sempre a frente procurando passar toda a cobertura do caso e não deixar nenhum ponto passar despercebido e ao promotor Cembranelli pelo brilhante trabalho e por todo respeito que sempre teve com os familiares da pequena Isabella e com todos os envolvidos no caso.

    ResponderExcluir
  5. Magnifico...cada dia que passa admiro mais e mais este profissional competente e integro.
    Prabéns Dr Cembranelli

    ResponderExcluir
  6. Dr. Cembranelli é o cara. Poderia ser Ministro da Justiça!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela entrevista com o promotor Dr° Cembranelli...estou muito orgulhosa do trabalho de vcs do blog.
    Dr° Cembranelli é um homem justo,honrado...e como admiro ele.
    E me perdoem os outros promotores..
    Ah..se todos os Promotores fossem iguais ao Dr Cembranelli,tenho certeza que teriamos uma Justiça mais digna,honrada..
    Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  8. Dr° Cembranelli devia ser mesmo era
    PRESIDENTE DA REPUBLICA.
    Ai queria ver essas leis serem mudadas e mais justas..
    Ai Bunituuuu....

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelo carinho de todos, Sandra Domingues o nosso agradecimento a vc que tanto colaborou na divulgação e nos vídeos do blog.

    Ficamos muito orgulhosas de poder partilhar com vcs um pouquinho mais do excelente promotor Cembranelli.

    Como costumo dizer: Se todos Fossen iguais a vocês, sem dúvida teriamos um país mais justo.

    ResponderExcluir
  10. Dr. Cembranelli exala simplicidade e ao mesmo tempo uma aura de segurança , firmeza e tranquilidade no exercício de seu ofício. Ofício duro, contagioso, tratando com marginais cínicos e perigosos, dissimulados como esse Nardoni; isso inseja ao contágio , mas ele, por ser iluminado e preparado, estudioso e limpo, FICA IMUNE! BELO EXEMPLO em tempos de tanta sujeira na vida pública !

    ResponderExcluir
  11. Profissional competente, gentil, generoso e humano.

    ResponderExcluir
  12. Maria Eduarda04 maio, 2010 23:10

    Queria ver, agora, uma entrevista com a Ana Oliveira. O que vocês acham?

    ResponderExcluir
  13. Dr Cembranelli.

    Você é um ser humano da melhor qualidade.

    Tenho muito orgulho de ser Brasileira e dizer que no meu País abençoado, existem seres humanos como você.

    Parabéns ao Sr pela lisura,dignidade e pelo trabalho brilhante com o caso Isabella, e pras meninas que tiveram tanta responsabilidade ao
    nos manter informadas com a verdade em tempo real, e agora com essa entrevista tão especial e emocionante.

    ResponderExcluir
  14. Dr Cembranelli, como não nos emocionar com tamhanha grandeza da alma? O senhor existe mesmo? parabéns pela postura e pelo grande ser humano que é!

    ResponderExcluir
  15. Meninas, vcs estão de parabéns, a entrevista foi muito boa e feita com muita clareza.


    Tenho ORGULHO de vcs!

    ResponderExcluir
  16. Excelente entrevista, esse homem é um exemplo a ser seguido! Orgulho de ser brasileiro nessas horas! Devia ser Ministro da Justiça, gostei da idéia

    ResponderExcluir
  17. Uma emoção!
    Ele, um ser elevado espiritualmente e, vcs, "Insanas", danadas de competentes!

    Podem ter certeza de que Isabella está orgulhosa do empenho de todos em busca da verdade!

    ResponderExcluir