24.3.10

Depoimento Dra Rosangela

Depoimento Perita Rosangela Monteiro

Argüida pelo juiz, a perita afirma que teve contato com o caso por dever de ofício, esclarece que após a ida dos peritos ao local do crime, o perito que tinha se dirigido para lá pode verificar que seriam necessários exames com reagentes, chamou a atenção manchas na soleira de fora para dentro do apto, que indicavam que a vítima já havia chegado ferida.

No dia 02 de abril , no período noturno foram feitos os exames com reagentes, visto que é necessário que seja feito no escuro.

O juiz questionou o que havia sido identificado, ela respondeu que manchas de sangue haviam sido parcialmente removidas.

A perita responde ao juiz que foi um dos locais de crime mais preservados que ela viu em todos os anos de trabalho dela.

O Juiz pergunta quais os materiais foram analisados e a mesma afirma que sangue na tela , na fralda ( em processo de lavagem no balde) e no veículo.

Detalhando sobre os trabalhos executados , ela afirma que utilizou Blue Star e Luminol para detectar sangue e o Hexagon em combinação com o Blue Star para comprovação de sangue humano , nesse instante ela relata que o Blue Star apresenta sinal positivo para sangue e com a aplicação do Hexagon obtém-se a confirmação de se tratar de sangue e especificamente humano .

O Hexagon define com exatidão se trata-se de sangue humano ou não.

Foram analisados outros materiais assim como a tela , a faca e a tesoura que continha um fiapo. O sangue encontrado na tela era de Isabella.

Na faca a na tesoura foram feitos exames com luzes forenses para detectar impressões digitais, assim como em todo o apartamento.

Argüida pela promotoria, ela vai detalhando sua experiência profissional tendo ela mais de 30 anos de perícia criminal, especialista em criminalística, formação acadêmica em psicologia, genética, psicofarmácos , inúmeros cursos de especialização na polícia,
Formada em arqueologia forense , 2 publicações , foi presidente da Associação de peritos criminais e organizadora dos 2 últimos congressos internacionais .

( Nesse momento os jurados demonstram estar impressionados e o Sr Nardoni na platéia segura nas mãos da Cristiane)

O promotor a questiona se ela tem experiência na utilização dos reagentes mencionados por ela , ao que ela responde que praticamente ela é a única pessoa apta entre os peritos brasileiros a utilizar esses reagentes, assessorando inclusive a perícia de outros estados.
Ela especifica que é necessário ter experiência e “treinamento “ para essa utilização em locais de crimes .

Cembranelli questiona se o fabricante dos reagentes passam instruções e a mesma responde que sempre vem profissionais do exterior para darem o treinamento.

O promotor pergunta então se há na equipe da defesa alguém que possua esse treinamento o que ela prontamente responde que não, nenhum perito da tribuna da defesa possui treinamento para tal.
Podval se manifesta e então questiona "como a senhora pode dizer que eu não seria capaz de usar o reagente?" A perita disse que apenas um perito criminal especialista em cenas de crimes contra a pessoa, com intenso treinamento, poderia obter resultados satisfatórios com o luminol.
Ela acrescenta que o produto não é encontrado facilmente, sendo o mesmo cancerígeno e perigoso de ser manipulado.

Ela demonstra na maquete os locais aonde foram encontrados sangue , sendo eles próximo da porta, corredor próximo a mesa de jantar , próximo sofá em maior quantidade , 2 a 3 no corredor para os quartos , no dormitório dos irmãos.

As gotas não estavam íntegras , diante disso foi aplicado o reagente . O desenho das manchas indicam uma sequência e direção em que as gotas foram caindo , foi verificado que houve tentativa de remoção .

Cembranelli questiona sobre as manchas de sangue encontradas no corredor do apto:

Deram positivas para sangue? SIM

Eram humanos? SIM

O DNA indicava que o sangue era de Isabella?: SIM

Questionada pelo promotor sobre o carro , ela afirma que as manchas não eram visíveis a olho nu por causa da cor do carpete e estofado do veiculo, dessa forma foi utilizado o Blue Star + Hexagon .
Foram detectadas três manchas na parte posterior do banco do motorista, no assoalho e na lateral esquerda da cadeirinha do bebê. O DNA foi positivo para Isabella .

Cembranelli leu então uma parte dos laudos e pergunta o que é mancha estática ?
Ela responde que se é uma mancha estática a gota cai , adere na superfície , exemplificou como um conta gotas, que se pingar a gota fica de forma arredondada, essa seria a estática , em caso de movimentos a gota tem formato mais alongado.

As gotas do corredor , tinham um suporte de no mínimo 1,25 portanto inviabiliza qqer possibilidade de terem caído da vítima estando ela de pé ou caminhando.

O promotor argüiu se o livro do Dr Luiz Carvalho ( perito que testemunhou ontem) foi utilizado como base para chegar nessa conclusão e ela afirma que sim.

Podval protesta, mas o juiz pede que ela continue.

Promotor pergunta se foi desconsiderada a porta de vedação e ela responde que não , visto que consta nos laudos .

Ela atesta que as duas entradas do prédio necessitavam de acionamento para abertura pelo porteiro e que os muros que circundavam o London eram altos e com altura de 2 a 4 metros.

A perita explica sobre impressões digito papilares e que é muito difícil impressões perfeitas.

Ela esclarece que os exames com reagentes podem ser feitos com meses ou até 10 anos após a ocorrência com precisão e que nesse caso o local estava perfeitamente preservado.

Foi encontrado no apartamento ao lado, tintas e uma camiseta com mancha de sangue antiga e foi levado para laboratório e confirmado , sangue humano e antigo.

10 comentários:

  1. Justiça seja feita

    ResponderExcluir
  2. O blog tem feito um papel mto interessante e fidedgno ao relatar para nós que nao conseguimos acesso a sala do julgamento. Quero ver o que a defesa avi dizer agora...

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!!! Estão entupindo a boca da defesa a cada passo, vamos ver até quando eles vão aguentar manter a pseudo inocência!!! Parabéns pela cobertura perfeita desse julgamento!!! E vamos continuar clamando!!!! JUSTIÇA, JUSTIÇA, JUSTIÇA!!!

    ResponderExcluir
  4. " meu Deus se isso tudo foi feito por ciumes isso é horrivel"

    ResponderExcluir
  5. Cadeia é pouco para o casal Nardoni. Eles não sao humanos. E o advogado deles deveria ter vergonha de sustentar uma hipotese ABSURDA e ilógica.
    Esperamos justiça.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao pessoal do Blog.
    Isso tem uma grande utilidade para nós que estamos fielmente acompanhando o caso.
    Tenho varios pensamentos a respeito disso tudo, mais o meu coração Clama por JUSTIÇA.
    Vamos fazer uma corrente do bem, e pedir a Deus justiça seja feita, e a esses malditos sejaum severamente punidos.
    Ainda pensando friamente, Pq não solta-los no meio da multidão, assim seria feita JUSTIÇA realmente...Cadeia é muito pouco pelo sofrimento q eles causaraum.
    Pena de morte....unica sulução para o nosso tão querido País.

    ResponderExcluir
  7. Que a justiça seja feita e os culpados paguem por tudo o que fizeram com a isabella .

    segue no twitter - brendaporttela

    ResponderExcluir
  8. QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA E QUE OS CULPADOS POR TEREM FEITO ESSA CRUELDADE COM A ISABELLA PAGUEM POR TUDO ..

    sigam - brendaporttela

    ResponderExcluir
  9. JUSTIÇA!!!!!CANA AOS ASSASSINOS FRIOS!!!! ANIMAIS??? NEM ISSO ELES SÅO.MONSTROS!!!

    ResponderExcluir
  10. PARABÉNS AO PROMOTOR FRANCISCO CEMBRANELLI! SÃO PROFISSIONAIS ASSIM QUE O BRASIL PRECISA!
    A JUSTIÇA FINALMENTE FOI FEITA!
    QUE DEUS ABENÇOE E DE MUITA FORÇA A MAE E TODA FAMILIA DE ISABELLA.

    ResponderExcluir